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Defina a identidade no seu bar/restaurante construindo um cardápio estratégico!

15 de Maio de 2019

Quem é você em meio a concorrência? Se você está entrando agora no mercado, ou se já possui um estabelecimento, mas não sabe como se posicionar, este conteúdo é para você.

Se você quer se posicionar e manter o seu negócio em crescimento, ter uma identidade bem definida é fundamental. Isso porque somente tendo total conhecimento sobre o mercado ao qual está inserido, é que será possível investir em estratégias que te diferenciem da concorrência e chamem a atenção do consumidor.

Pensando nisso, definimos alguns pontos importantes no momento de traçar a sua estratégia, são eles:

Defina a proposta do seu estabelecimento

Antes de qualquer coisa, você precisa estabelecer, o mais detalhadamente possível, qual é a proposta do seu negócio. Para isso, é necessário considerar as seguintes questões:

·        Tipo de estabelecimento

É um boteco, um restaurante ou uma hamburgueria? É necessário entender, que existem diversos estilos de estabelecimentos, e cada um possui uma proposta totalmente diferente do outro. Portanto, o primeiro passo é definir em qual dessas categorias o seu negócio se encaixa.

·        Tipo de bar / bartender / barman

O formato das bebidas também é muito importante para definir seu perfil. Seu estabelecimento vai ter uma adega com cardápio de vinhos e espumantes? Os drinks serão preparados por bartender (drinks tradicionais não muito elaborados) ou por um barman (profissional com curso em coqueteleira, drinks elaborados e visualmente atrativos)? Será servido chopp com estrutura para gelar o barril e terá rotatividade para manter um chopp de qualidade? Cerveja de garrafa ou long neck? Cerveja industrial ou artesanal? Nacionais ou importadas? Refrigerante refil, lata ou ks? Devo oferecer chás gelados, pink lemonade e etc.? As bebidas que serão servidas harmonizam com o meu cardápio?

·        Gastronomia

Comida típica, petiscos ou pizza? Defina os alimentos e bebidas que serão oferecidos, isso tem total influência na sua identidade.

Lembre-se que isso tem total relação com o tipo de estabelecimento que escolheu, portanto, um restaurante que tem como diferencial cortes de carne, não combina servir também produtos fitness.

·        Ambiente

Será um ambiente calmo ou badalado? Mesinhas ao ar livre ou um ambiente mais reservado? Dependendo do nível do seu público, trabalhar com mesas e cadeiras de plástico pode não ser uma boa opção. Lembrando que quando o cliente se sente confortável no local, tende a ficar mais tempo e aumentar seu consumo. Da mesma forma, fatores como iluminação e música ambiente, também contribuem para uma melhor experiência.

Exemplo prático:

Se o seu negócio é uma petiscaria, onde as pessoas vão para socializar e curtir um happy hour, um diferencial seria oferecer porções de Big Onion como entrada. Por ser uma porção leve, irá estimular o cliente a consumir outros pratos em seguida. Bares e restaurantes que oferecem porções também se encaixam no exemplo.

·        Localização

O lugar onde será instalado seu estabelecimento também é de suma importância. Pode ser dentro de um shopping (área externa ou praça de alimentação), um bairro residencial onde seu público-alvo seriam os moradores daquela região, um centro gastronômico da cidade onde as pessoas já vão à procura da experiência de comer fora, o centro da cidade, etc.

Você também deve se perguntar: Qual meio de transporte meu público-alvo mais utiliza? Preciso ter estacionamento? É um local difícil de estacionar? Quais horários são permitidos som alto e barulho nesta região?

É muito importante consultar os órgãos regulamentadores da sua cidade para ter alvará ANTES de iniciar seu negócio, pois isso pode ser um fator que o levará ao insucesso caso haja lacração do seu estabelecimento e multas por desrespeitar as regras vigentes.

Defina o seu público

Após definir a proposta do seu negócio, chegou a hora de buscar a sua fatia do mercado. Agora é o momento em que você se pergunta: Quem é o meu público-alvo? Além dos dados demográficos (idade, gênero, localização e etc.), também é necessário considerar fatores como: hábitos gerais, perfil de consumo, hábitos alimentares e por aí vai. Quanto mais detalhada for a segmentação, melhor.

Além disso, a forma como as refeições serão servidas também está diretamente ligada a definição do seu público (rodízio, a la carte, self-service, etc).

Exemplo prático:

O público que consome as porções da Big Onion, são pessoas que gostam de apreciar uma boa entrada antes do “prato principal”, e que estão em busca de novas experiências gastronômicas, ou seja, querem degustar receitas diferentes. Além disso, essas pessoas costumam gastar entre R$55,00 e R$75,00 em bares, restaurantes e afins.

Se o cardápio dispor de opções de bebidas como chopp ou uma cervejinha long neck bem gelada, a combinação fica ainda mais atrativa para esse perfil de consumidor.

Por outro lado, se o seu negócio é um ambiente onde as pessoas vão em busca de bons vinhos, investir em entradas leves, como massas folhadas por exemplo, pode ser uma boa estratégia para agradar o consumidor.

Descrição dos pratos e layout do cardápio

Outro ponto importante a ser considerado, é o layout do seu cardápio. Se você pensa que é só colocar as informações em um papel e mostrar aos clientes, está muito enganado.

Com base no perfil do seu público, desenvolva um layout com uma leitura agradável e com a disposição de informações de forma estratégica.

Exemplo prático:

Fazer um breve descritivo, falando sobre o prato pode ser uma estratégia bastante eficaz, para dar “água na boca” do cliente, e ainda incentivá-lo a escolher o prato por seus atributos e não pelo preço. Outro ponto interessante, é deixar o preço em um lugar discreto, para que o cliente veja primeiro o descritivo do prato e depois o valor.

Investir em imagens dos pratos também é uma ótima maneira de atrair a sua atenção.

Atente-se aos custos

Isso é um assunto de extrema importância e que pode te levar a fechar as portas do seu negócio. Você definiu a proposta e o público-alvo do seu negócio, mas você se perguntou se esse posicionamento está levando em conta o contexto em que você está inserido?

Muitos não se atentam para essa questão, mas ter um público que esteja disposto a pagar pela experiência que você está oferecendo é primordial. Além disso, praticar preços extremamente baixos para atrair público, pode afetar o faturamento e te impedir de ter lucros (muitas vezes gerando mais custos do que receita).

Exemplo prático:

Seu negócio fica em uma cidade pequena, onde existem poucas opções de bares, restaurantes e afins. Ótima oportunidade para abrir um negócio, certo? Para se diferenciar dos demais, você adiciona a Big Onion ao seu cardápio. Entretanto, o público da região costuma gastar entre R$30,00 e R$40,00 neste tipo de estabelecimento.

Lembra que dissemos que o perfil de consumidor da Big Onion gasta entre R$55,00 e R$75,00? Então, neste caso, você teve um custo com a matéria-prima, porém, não terá o retorno esperado.

O preço sugerido de venda da porção Big Onion é de R$ 39,00 a R$ 52,00. A sugestão é servi-la como entrada, uma porção serve de 3 a 4 pessoas. Portanto, deve ser uma das porções mais em conta do cardápio.

Percebe como é necessário se atentar aos detalhes para traçar uma estratégia eficaz? Uma ótima opção para uns, pode não ser tão boa para outros.

Essas foram algumas dicas importantes para te ajudar a definir a identidade do seu estabelecimento com consciência e pensando de forma realista. Se você gostou, não deixe de acompanhar os nossos próximos conteúdos.

Ah! Se quiser saber mais sobre como ter a Big Onion no seu bar/restaurante, entre em contato conosco.

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