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COMO SE DESTACAR NO SEGMENTO GASTRONÔMICO?

18 de Abril de 2019

O aumento da concorrência, combinado a tecnologia e consumidores cada dia mais “exigentes” trazem desafios para quem atua no segmento gastronômico. Entretanto, todo desafio deve ser visto como uma oportunidade, não é mesmo?

A grande sacada está em ficar atento às mudanças (que ocorrem a todo momento), e buscar usá-las a favor do seu negócio. Bom, aí você me pergunta: Como fazer isso? O ponto de partida nesse sentido é manter um relacionamento estreito com os consumidores e sempre se colocar no lugar deles. Assim, fica mais fácil saber como agir e que medidas tomar diante das mudanças de cenário.

Se existisse uma fórmula mágica para o sucesso, com certeza compartilharíamos com vocês, mas essa fórmula não existe. Pelo simples fato de que cada negócio possui suas particularidades e público específico. Digo mais, o seu público pode ser sempre o mesmo, mas os costumes e hábitos deles mudam constantemente, e quando o seu consumidor muda, você também muda. Isso se quiser se manter firme no mercado.

Porém, apesar de não existir a tal fórmula para o sucesso, existem sim alguns fatores que você deve ficar atento se quiser se destacar diante da concorrência. Vamos falar sobre isso?

Confira alguns pontos importantes que separamos:

 

#1 Não tente abraçar o mundo, segmente bem o seu negócio!

Antes de mais nada, deixo claro que “cardápio diferenciado” não é sinônimo de “cardápio cheio de opções”. Invista em qualidade, não em quantidade.

Ter uma certa variedade é importante sim, mas isso não quer dizer que você tem que oferecer de tudo no seu estabelecimento. Deixe espaço para lançamentos, novidades e pratos com “edições limitadas”. Você com certeza encherá mais os olhos dos seus clientes dessa forma.

Cardápio diferenciado é oferecer receitas que fogem do convencional (sempre levando em conta o que o seu público quer, é claro!). É fundamental investir em opções que são “carros chefes”, como fritas e porções de calabresa. Todavia, invista também em opções inovadoras, como porções de Big Onion (cebola gigante, frita e empanada) ou mini hamburgueres, por exemplo. O importante é não fazer o que todo mundo já faz.

Criatividade é a alma de qualquer negócio.

 

#3 Invista no ambiente

Entender o que o seu público quer comer, oferecer um cardápio diferenciado e entregar pratos caprichados é uma obrigação. O que ocorre é que muitos atentam-se apenas a isso, mas pode acreditar: O ambiente pode tornar a experiência dos seus clientes muito mais especial (ou não).

O que estou dizendo é que na verdade, as pessoas não saem de suas casas simplesmente para comer. Esse é um momento de descontração, de dar boas risadas e estar em boas companhias. Algumas pessoas sentem-se confortáveis em ambientes mais sofisticados, outras em ambientes abertos, outras preferem um lugar mais simples, enfim, cada um possui suas particularidades.

Por isso, entender o ambiente que agrada a sua persona é fundamental para entregar a ela momentos prazerosos. Isso com certeza irá influenciar muito na percepção que o cliente terá sobre o seu estabelecimento.

 

#4 Atendimento é tudo!

Todo esforço pode ir por água abaixo se a sua equipe não prestar um atendimento de excelência. Você pode se surpreender com isso, mas o atendimento é, sem dúvidas, um dos fatores mais importantes no processo de encantamento do consumidor.

Vamos imaginar uma situação? Você está em um lugar ótimo, com pessoas queridas, degustando de bons pratos e drinks. Porém, os funcionários são mal-humorados e os pratos demoram a chegar. Pronto, já é motivo de estresse, certo? Digo mais, é motivo para não voltar mais ao estabelecimento.

Percebe como atitudes simples, como profissionais bem treinados e agilidade de atendimento fazem toda a diferença?

Esses são alguns dos pontos mais importantes, e que podem te diferenciar diante da concorrência. Lembre-se sempre, no cenário em que vivemos hoje, criatividade, agilidade e preparação são essenciais. Entenda o que agrada o seu público e invista em melhorias e inovações constantemente.

E aí, gostou desse conteúdo? Então veja como aguçar os sentidos dos seus consumidores com o marketing sensorial!

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