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AGUCE OS SENTIDOS DOS SEUS CONSUMIDORES

22 de Fevereiro de 2019

ENTENDA AGORA O MARKETING SENSORIAL VOLTADO PARA BARES E RESTAURANTES

O cérebro do seu é tão complexo, que o estudaremos por séculos e mais séculos, e ainda assim nunca teremos todas as respostas, longe disso. Entretanto, se existe algo que sabemos sobre esse assunto é que ele comanda nossos sentimentos e ações.

Por isso o marketing sensorial vem ganhando espaço. Você pode nem imaginar isso, mas os nossos sentidos direcionam grande parte das nossas ações. Utilizá-los como estratégia, é uma forma de criar um posicionamento diante dos consumidores. Essa frase demonstra exatamente sobre o que estamos falando:

“Não somos impulsionados pela realidade, mas sim por nossa percepção da realidade.” (Anthony Robbins)

Quando falamos sobre o segmento da gastronomia, logo pensamos que se um sentido deve ser utilizado para conquistar clientes, esse sentindo é o paladar certo? Isso é verdade! Entretanto, o tato, olfato, audição e visão também podem (e devem) ser explorados.

Vamos entender mais sobre isso? Entenda como cada um dos sentidos pode ser utilizado:

TATO

Já ouviu falar em finger food (petiscos que usamos os dedos para levar a boca)? Pois bem, se você achava que a tato não tinha nenhuma função no segmento gastronômico, está aí um primeiro exemplo. Existe uma diferença grande em tocar uma coxinha murcha e em uma coxinha sequinha, assim como você terá percepções totalmente diferentes ao sentir uma cebola empanada oleosa em seus dedos, e sentir uma Big Onion, por exemplo, crocante.

Nesse momento o seu cérebro já vai te passar informações importantes que ficarão na sua memória e te fará associar o estabelecimento em questão a partir da textura dos alimentos oferecidos.

Alimento murcho, oleoso – experiência negativa

Alimento sequinho, crocante – experiência negativa

É a partir desses pequenos detalhes que uma Organização começa a criar um posicionamento diante de seu público.

AUDIÇÃO

Quem aí não gosta de uma boa música? E quem aí prefere lugares calmos e com pouco barulho? Sim, utilizar estratégias de audição também é muito importante e tem um grande valor para o cliente.

Uma pessoa que prefere lugares calmos, provavelmente irá apreciar lugares que tocam um mpb baixinho e com poucas pessoas. Todavia, pessoas que gostam de ambientes animados, irá optar por lugares onde há mais pessoas, mais barulho e com som alto.

VISÃO

Esse é um sentido muito valorizado por nós. Quem aí não reconhece de longe o “M” do Mc Donalds? Ou o vermelho do logo da Coca-Cola? Criar uma identidade visual que tenha a cara do seu negócio e ao mesmo tempo chame a atenção do consumidor é extremamente importante.

Até mesmo as cores utilizadas devem ser pensadas com todo carinho. Até isso nós levamos em conta. Quem não sente fome quando vê um estabelecimento todo vermelho e amarelo? É por associamos as cores a sentimentos e sensações.

OLFATO

Quem aí também sente a barriga roncar quando sente cheiro de milho? Já ouvi muitas pessoas dizerem que o cheio é tão bom quanto o sabor. Esse é um sentido que deve ser muito explorado pelo segmento gastronômico, sem dúvidas um dos mais importantes.

Sabe quando você passa em frente a um restaurante e é “tomado” pelo cheiro? Isso não é coincidência! Isso é o marketing sensorial em ação.

O estabelecimento está te chamando para comer e ter uma experiência saborosa. É exatamente isso que nosso cérebro nos fala, e muitas vezes, é exatamente assim que um restaurante nos ganha. Pelo cheirinho de comida boa.

PALADAR

Chegamos ao mais importante, em se tratando de alimentos. Comida boa é comida cheirosa, e mais do que tudo, saborosa. Arrisco dizer que se o sabor não for o esperado, todas as outras estratégias podem ter sido em vão.

O fato é que os outros sentidos funcionarão como uma estratégia de atração de clientes, enquanto o paladar é uma estratégia de retenção. Se o lugar é bom, tem o seu estilo e proporciona alimentos saboroso, a chance de ter clientes fidelizados e um posicionamento diferenciado é enorme.

Portanto, invista em todos os sentidos, o marketing sensorial é uma ferramenta excelente e deve ser utilizada, e com sabedoria.

CONCLUSÃO

As suas ações deverão ser tomadas pensando em como você quer ser visto pelos clientes. Por exemplo, se você quer se posicionar como um estabelecimento calmo e com comidas requintadas, explore músicas e móveis clássicos para o som ambiente e identidade visual. Por outro lado, se quer ser visto como um lugar badalado onde as pessoas vão tomar sua “cervejinha” e apreciar bons petiscos, utilize estratégias que deixem o ambiente “descontraído”, como músicas animadas e um ambiente amplo e aberto.

Contudo, independente do posicionamento que você quer adotar, capriche no cheiro e sabor dos alimentos. Afinal, o olfato e paladar são os sentidos mais importantes para a sua estratégia.

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